06 outubro, 2010

Pôr-do-Sol


Assim eu comecei a compreender, pouco a pouco,
meu pequeno príncipezinho, a tua vidinha melancólica.
Muito tempo não tiveste outra distração que
a doçura do pôr-do-sol. Aprendi esse novo detalhe
quando me disseste, na manhã do quarto dia:

- Gosto muito do pôr-do-sol. Vamos ver um...
- Mas é preciso esperar...
- Esperar o que?
- Esperar que o sol se ponha.

Tu fizeste um ar de surpresa e, logo depois,
riste de ti mesmo. Disseste-me:
- Eu imagino sempre estar em casa!
De fato. Quando é meio-dia nos Estados Unidos,
o sol, todo mundo sabe, está se deitando na França.

Bastaria ir à França num minuto para assistir
ao pôr-do-sol. Infelizmente a França é longe demais.
Mas no teu pequeno planeta, bastava apenas recuar
um pouco a cadeira. E contemplavas o crepúsculo
todas as vezes que desejavas...

- Um dia eu vi o sol se pôr quarenta e três vezes!
E um pouco mais tarde acrescentaste:
- Quando a gente está triste demais, gosta do pôr-do-sol...
- Estavas tão triste assim no dia dos quarenta e três?

Mas o príncipezinho não respondeu.

O pequeno príncipe
Antoine de Saint-Exupéry

As imagens acima foram feitas na bela e pacata cidade de
Rio do Sul, SC, situada no Alto Vale do Itajaí, onde
morei por alguns anos e tive o privilégio de assistir 
"de cadeirinha" a estes magníficos espetáculos da natureza e que só
ouso comparar com o também maravilhoso pôr-do-sol no Guaíba
aqui em Porto Alegre!

Clique nas imagens para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário